O dia da Williams em vídeos

Que dia essa da Williams. Ou melhor, que fim de semana esse da Williams, fechado com este domingo. Septuagésimo aniversário de Frank Williams no sábado, com a pole-position de Pastor Maldonado – conquistada muitas horas após a sessão, após a desclassificação de Lewis Hamilton. Hoje, vitória na corrida, a primeira desde o triunfo de Juan Pablo Montoya no GP do Brasil de 2004. Por fim, o incêndio no box.

Fui aproveitar o meu indulto de dia das mães em Minas Gerais. Assisti à corrida, pela manhã. Muito boa, por sinal, provavelmente a melhor que já aconteceu no Circuit de Catalunya. Um duelo bastante interessante e imprevisível entre Fernando Alonso e Pastor Maldonado. Decidido na estratégia, é verdade, mas que serviu como um teste para o venezuelano mostrar que é um piloto melhor do que se costuma dizer dele. Foi, de longe, a melhor prova de Maldonado, que sempre mostrou ser rápido mas inconstante e errático. Hoje ele foi rápido, constante e, principalmente, inteligente. Venceu com todos os méritos.

Dia histórico para o time de Grove, e que comprova como a F1 anda exótica. Cinco carros diferentes venceram em 2012. O melhor piloto do ano até aqui tem o pior carro destes que triunfaram, e lidera o campeonato: Fernando Alonso, da Ferrari, que perde para Sebastian Vettel apenas por um sexto lugar. O piloto que tem o melhor carro e tem se mostrado muito rápido não está conseguindo converter isto em resultados: Lewis Hamilton, da McLaren. Era para ele ter vencido na Espanha, não fosse a (correta) punição do sábado.

Acabada a corrida, deixei as Gerais para retornar a São Paulo. Chegando aqui, a notícia do incêndio no box da Williams – o segundo problema deste tipo no paddock este ano, o primeiro foi no motorhome da Lotus no GP da Malásia. Um triste fim para este dia histórico. 31 pessoas foram atendidas e liberadas no Centro Médico do circuito, e outras sete redirecionadas para hospitais próximos.

Fuçando no YouTube, achei estes dois vídeos, ambos da BBC. Primeiro, a entrevista de Frank Williams a Eddie Jordan, com uma frase esplêndida. “Nós, ingleses, não ficamos tão emocionados quanto vocês, irlandeses”, brincou o septuagenário. Depois, o vídeo do incêndio, com o momento em que a equipe da emissora, liderada por Jake Humphrey, nota que algo está errado. E não faltou o clássico humor britânico: “Não é a comemoração da Williams isso”.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s