1-2 da Mercedes em Brands Hatch

Quando foi pra valer, a Mercedes desbancou todo mundo e fechou para si a primeira fila. Líder do campeonato, Gary Paffett é o pole, e Christian Vietoris, segundo colocado, conquistou sua melhor posição de largada da carreira com este resultado. No Q4, a dupla da Mercedes teve a companhia de Bruno Spengler, da BMW, e Mike Rockenfeller, da Audi, que não foram páreo.

A dobradinha da Mercedes chega a ser surpresa não pelo desempenho na temporada, mas em Brands Hatch. Martin Tomczyk e Augusto Farfus haviam liderado, de BMW, os treinos livres. Na classificação, Spengler foi o mais rápido no Q1, Tomczyk no Q2 e Rockenfeller no Q3 e, embora a montadora da estrela de três pontas estivesse sempre ali, rondando, nunca esteve na frente.

Surpreendeu também a Audi colocar quatro carros entre os dez primeiros colocados, dado o resultado da montadora nas duas primeiras etapas e também nos treinos livres.

O curtíssimo traçado utilizado pela categoria, em Brands Hatch, também se mostrou decisivo na definição do grid de largada. Nos 1929 metros do circuito inglês, qualquer deslize, por menor que seja, por mais imperceptível que seja, muda todo o cenário. No Q3, entre o quarto colocado, Vietoris, e o nono, Augusto Farfus, a diferença foi de ridículos 71 milésimos. Tomczyk, favorito à pole, empatou com Vietoris e ficou de fora do Q4 por ter completado sua volta depois do rival.

Na corrida, este fator vai exigir muito mais atenção e concentração dos pilotos. E a curta extensão da volta vai embaralhar muito as posições de pista durante as paradas de box – os pilotos vão perder voltas em relação aos líderes e as estratégias terão papel fundamental.

Para Augusto Farfus, largando em nono – resultado ruim para quem sonhou com a pole-position – a meta tem de ser crescer na prova e pontuar. Um novo pódio será consequência, mas não deve ser a meta do brasileiro.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s