Andrade conquista título da F3 Sul-Americana… de 2010

Saiu, enfim, o resultado do julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva a respeito do resultado do campeonato de 2010 da F3 Sul-Americana. O título ficou com Bruno Andrade, que recorreu e, apenas 1 ano e 8 meses depois pode comemorar. Resta a oficialização do veredicto dado na última quarta-feira, 27.

Yann Cunha saiu de Interlagos como campeão, mas alguns dias depois um asterisco foi colocado ao lado de seu nome e o título passou a ter o status de sub-júdice. E uma batalha ainda mais longa que a da temporada de 2010.

A polêmica se refere à derradeira prova da temporada, em Interlagos, quando a classificação da F3 apontava 351 pontos a favor de Cunha, contra 349 de Andrade. A vantagem matemática, no entanto, não era garantia de nada à medida que o líder do campeonato largaria em último, depois de ser excluído do resultado da classificação por uma irregularidade no aerofólio de seu carro. Partindo do fim do pelotão, ele conseguiu se recuperar, contudo, se envolveu em um acidente com Andrade na tentativa de ultrapassar o rival. Cunha recebeu, no momento, uma punição de 20s, aplicada pelos Comissários Desportivos, liderados pelo Diretor de Prova, Carlos Montagner.

Andrade e sua equipe, a Cesário Fórmula, entendiam que um castigo maior era cabível, e partiram para a segunda instância da justiça desportiva do automobilismo brasileiro, a Comissão Disciplinar do STJD. Em 30 de março de 2012, por decisão unânime, Andrade teve o primeiro veredicto a seu favor. O recurso interpolado por Cunha, porém, tinha efeito suspensivo e até que a decisão da última instância, o STJD, fosse tomada, o título de campeão continuava sub-júdice.

O brasiliense, que hoje disputa a World Series, não está livre, porém, dos tribunais desportivos. Agora ele tem de se defender de um processo aberto pela procuradoria do STJD. O motivo foi um comunicado divulgado por ele, no começo de abril, após o primeiro veredicto, no qual eram feitas críticas aos procedimentos do tribunal e à escolha das datas do julgamento da Comissão Disciplinar.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s