Brands Hatch, 1964: a primeira

Quem acessou o blog ao longo da última semana já percebeu que eu incorporei o espírito do GP da Inglaterra. Alguns posts pingaram por aqui, e agora trago este vídeo, do GP da Inglaterra de 1964, também batizado como GP da Europa de 1964, o primeiro realizado em Brands Hatch. E em cores.

Dá para ver bem como eram os carros e, principalmente, o circuito, que se alternou com Silverstone até 1986, ano em que recebeu a F1 pela última vez. E a pista continua, ainda hoje, muito parecida com essa que podemos ver no vídeo. As mesmas curvas, o mesmo circuito estreito, de subidas, descidas e altíssima velocidade. Extremamente desafiador e difícil para os pilotos.

Na década de 1960, então, com carros cuja aderência e aerodinâmica não chegavam nem perto dos níveis atuais, era ainda mais complicado para os pilotos.

O primeiro vencedor da prova em Brands foi Jim Clark, a terceira vitória consecutiva do escocês correndo em casa, diante de seu público, pela Lotus. Clark dominou a corrida, bateu Graham Hill e John Surtees e venceu de ponta a ponta. Grande corrida. Então campeão, ele perderia o caneco daquele ano para Surtees, mas saía da quinta de dez corridas como líder, com 30 pontos, contra 26 de Hill. A reação de Surtees viria na segunda metade do ano: até ali, o único piloto a ser campeão mundial tanto nas motos quanto na F1 era somente o sexto colocado, com 10 pontos.

Divirtam-se.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s