Para a Coca-Cola entrar, a Lucozade tem que sair

De acordo com o site alemão ‘Motorsport Total’, a Coca-Cola quer substituir a Vodafone como patrocinadora principal da McLaren a partir da temporada de 2014. A notícia repercutiu, não faz, a princípio, muito sentido, a não ser que os norte-americanos estejam muito dispostos a entrar na F1.

A McLaren tem, desde 2007, a Vodafone como patrocinadora principal, mas a empresa de telecomunicações, em meio à crise econômica mundial, que não era uma grande preocupação quando a parceria começou. Ou seja, pode mesmo haver uma separação em 2013.

Em 2012, um novo patrocinador chegou a Woking. É o conglomerado GSK, (GlaxoSmithKline), que atua na área da saúde, com a produção de vacinas, remédios e afins, e que produz a bebida isotônica Lucozade, cuja marca aparece na asa traseira do carro, uma das maiores exposições possíveis na F1. O acordo, inicialmente, vai até 2016, e, com a potencial saída da Vodafone, o comentário é que o GSK já considera assumir o posto e dar nome à McLaren.

Considerando que o Lucozade concorre com o Gatorade, da Pepsico, e com o Powerade, da Coca-Cola, um só fica na McLaren se o outro não estiver. Para que a Coca-Cola entre na McLaren em 2014, o GSK terá de sair.

Em 2011, o faturamento da Coca foi de sete bilhões de euros, e a companhia gasta, com propaganda no esporte, cerca de 65 milhões de euros para expor sua marca nos Jogos Olímpicos. A influência sobre o segundo maior evento esportivo do planeta é tanta que, em 1996, quando se falava em comemorar o centenário dos Jogos Olímpicos da Era Moderna em Atenas, na Grécia, palco da primeira edição, a cidade que abrigou as competições foi Atlanta, nos Estados Unidos. Atlanta é onde foi criada a Coca-Cola.

Atualmente, árias marcas de bebidas estão envolvidas com as equipes de F1. A Ferrari tinha o Guaraná Antárctica até o ano passado, e agora tem o TNT, a Red Bull tem a Red Bull, a Mercedes é patrocinada pelo energético Monster, a Force India tem em seus carros o uísque White & Mackay, de propriedade do mesmo dono da equipe, Vijay Mallya, e a Sauber conta com o melhor de todos estes apoios, o da tequila mexicana José Cuervo.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s