E a Stock Car também vai a Cascavel

Enquanto o automobilismo vai morrendo em alguns lugares, como o Rio de Janeiro, vai renascendo em outros. Nesta quinta-feira (19), a Vicar anunciou que Cascavel substituirá Campo Grande como palco da oitava etapa da temporada da Stock Car, em 16 de setembro.

A troca foi pensando na transmissão da TV Globo. Campo Grande está em um fuso horário diferente, atrasado em uma hora em relação ao de Brasília. Realizar a corrida às 8h30 da manhã seria complicado. Em que lugar do mundo uma categoria top corre a essa hora?

A mudança para Cascavel significa que F-Truck, Stock Car e Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, as três principais categorias do país, realizarão provas na cidade paranaense neste ano. Sem esquecer, é claro, do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece na semana que vem, também por lá. É uma recompensa pelo trabalho das autoridades locais em busca desse renascimento. É assim, inclusive, que definimos o momento de Cascavel na edição deste mês da Revista Warm Up.

Não conheço Cascavel, mas, nos últimos meses, conversei bastante com pessoas que conhecem e que estão envolvidas com o esporte a motor na cidade, tanto no kartismo quanto no automobilismo, e está todo mundo muito contente com o que foi feito nos últimos dois anos, principalmente em 2012.

Por lá, os gastos com o automobilismo não representam gastos com um esporte para poucos. Os gastos com o automobilismo representam um investimento na cidade. Oracildes Tavares, presidente do Kart Clube de Cascavel, fez uma comparação interessante e que faz todo o sentido: Cascavel e Foz do Iguaçu estão para o Paraná como São Paulo e Rio de Janeiro estão para o Brasil.

O RJ e Foz do Iguaçu, por suas belezas naturais, não precisam de nada que estimule o turismo. A cidade por si só já atrai a todos. São Paulo e Cascavel não possuem este recurso, e precisam criar maneiras para atrair visitantes durante o ano. O investimento no automobilismo gera o chamado turismo de negócios, de gente que vai para a cidade a trabalho. Essas pessoas movimentam os hotéis da cidade, os restaurantes, as atrações. No caso de Cascavel, o incentivo ao automobilismo é uma maneira de se movimentar a economia.

Além dessa necessidade econômica, há a questão da tradição. O autódromo de Cascavel foi o primeiro do interior do país a ser asfaltado. Durante a gestão de Pedro Muffato, hoje piloto da F-Truck. Ele é apenas um dos que estão envolvidos tanto na política quanto no automobilismo. O atual prefeito, Edgar Bueno, foi piloto, é pai de piloto e avô de piloto. E seu filho ainda é deputado estadual. Beto Richa, governador do Paraná, é outro que fez carreira nas pistas.

A reforma no kartódromo deixa a pista dentro dos padrões mundiais, 1200m x 9m. Com mais algumas mudanças na estrutura, é um circuito que pode receber até provas internacionais. O autódromo está em fase de conclusão de uma ampla reforma. O traçado vai mudar pouco, mas os boxes serão novos, em um novo ponto da pista. Os mais fanáticos poderão montar até acampamentos, tradicionais por lá.

Cascavel pode servir de exemplo para outras cidades. Não para o Rio de Janeiro, lá o modelo colocado em prática na cidade paranaense não vai servir. Mas para outras cidades no interior do país, estimular o automobilismo, por mais que seja por cifras altas, pode render frutos. Em Cascavel, estão todos de parabéns.

Bandeira branca (versão Stock Car)

+ Marcos Gomes foi pego no exame antidoping na etapa do Velopark da Stock Car. Está suspenso preventivamente por 30 dias, a exemplo do que aconteceu com Alceu Feldmann, e perderá as etapas de Curitiba (neste fim de semana) e do Rio de Janeiro (5 de agosto) do Brasileiro de Marcas.

+ A JL vistoriou oito carros depois da etapa do Rio de Janeiro da Stock Car, e não encontrou nenhuma irregularidade. Nesta lista estavam os carros das equipes de Andreas Mattheis, que teve três de quatro pilotos punidos após o treino classificatório de Jacarepaguá. Segundo a JL, tratava-se apenas de uma evolução do sistema de freios, fabricada com um material diferente, mas dentro do tamanho especificado pelo regulamento.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s