A primeira vitória de Patrick Tambay

Foi no GP da Alemanha de 1982, há 30 anos, que Patrick Tambay triunfou pela primeira vez em sua carreira na F1. O francês, que nunca foi um grande piloto, estreou na F1 só aos 28 anos de idade, na equipe de John Surtees, pela qual tentou se classificar para o GP da França de 1977, sem êxito. Na prova seguinte, defendia a Theodore.

Nas duas temporadas seguintes, passou para a McLaren, que vivia anos ruins sob o comando de Teddy Mayer, retornou para a Theodore em 1981 e mudou para a Ligier no meio do ano. Quando a temporada acabou, estava sem emprego, e Tambay saiu da F1 sem deixar saudades.

A oportunidade de ouro de sua carreira veio em 1982. Gilles Villeneuve perdeu a vida nos treinos para o GP da Bélgica. Por três provas, a Ferrari não alinhou um segundo carro, mas no GP da Holanda, lá estava Tambay, de volta à F1. Ficou em oitavo na primeira prova, subiu ao pódio no GP da Inglaterra e foi quarto em casa, na França. E o circo chegou ao GP da Alemanha, para a prova que seria disputada no dia 8 de agosto de 30 anos atrás.

Lá, mais um grave acidente naquela fatídica temporada chocou a todos. Na manhã de sábado, durante um treino livre sob chuva, Didier Pironi, o primeiro piloto da Ferrari, líder do campeonato e favorito para a conquista do título de 1982 bateu violentamente na traseira da Renault de Alain Prost, decolou e aterrisou batendo a parte traseira, e depois a dianteira. Fraturou as duas pernas, cuja amputação foi cogitada para que ele pudesse ser retirado do carro. Nunca mais voltou à F1.

Na sexta-feira, o tempo que Pironi registrara, porém, já lhe garantira a primeira posição no grid de largada. A pole-position ficou vaga no domingo. Prost largou em segundo, René Arnoux em terceiro, Nelson Piquet em quarto e Tambay, em quinto.

Na largada, Arnoux tracionou melhor e assumiu a liderança e completou a primeira volta na frente. Piquet também ganhou a posição de Prost e, na segunda passagem, assumiu a liderança. Na terceira volta, foi a vez de Tambay passar por Prost e subir para terceiro. Foram cinco voltas, então, de duelo com Arnoux, até que a Ferrari conseguisse fazer a ultrapassagem. Na décima volta, Tambay era terceiro.

Só que Piquet já estava à frente, e parecia que aquela corrida ficaria com a Brabham. Na 18ª volta, o brasileiro começou a executar uma ultrapassagem sobre o retardatário Eliseo Salazar, na primeira chicane do antigo Hockenheimring. O piloto da ATS se enrolou na hora de abrir caminho e tocou Piquet. Seguiu-se uma das cenas mais marcantes da história da F1, uma luta corporal entre ambos. A verdade é que o vexame protagonizado pela dupla sul-americana evitou um vexame da BMW: o motor de Piquet não resistiria às 45 voltas nas longas retas do circuito alemão.

Tambay assumiu a dianteira e nunca foi ameaçado por Arnoux. Após 1h27min25s178, o francês cruzou a linha de chegada 16s a frente do compatriota, consolidando a segunda dobradinha consecutiva na F1 – duas semanas antes, na França, Arnoux vencera, com Prost em segundo, outro GP um tanto polêmico devido a uma briga interna dos pilotos da Renault.

A vitória de Tambay serviu para dar ânimo à Ferrari. A equipe perdera o líder do campeonato, perdera o segundo piloto em um intervalo de três meses, mas ainda poderia terminar o ano com, pelo menos, um bom resultado. Pironi estava nove pontos a frente de John Watson, o segundo colocado. Na batalha de construtores, o placar apontava 61 a 54 para os italianos sobre a McLaren. A liderança de Pironi seria mantida por mais duas provas. A da Ferrari, que contou com o reforço de Mario Andretti nas duas derradeiras provas do campeonato, foi mantida.

Quanto a Tambay, o francês voltaria a vencer na F1 em uma única outra oportunidade, no GP de San Marino de 1983, em nova dobradinha francesa, mas desta vez, com Prost em segundo. Arnoux completou foi a trifeta da França, em terceiro.

Anúncios

Um comentário em “A primeira vitória de Patrick Tambay

  1. Que ironia eu nasci em1995 mais desde de que descobri a historia do gênio louco Gilles Villeneuve eu me apaixonei mais o que eu acho mais interessante é que muitos queriam este fraco Tambay no lugar de Villeneuve e ate o inconstante De Angelis, é o mundo da voltas quem é reverenciado ao redor do mundo mesmo ?

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s