Quem é Toto Wolff?

Toto Wolff assumiu, nesta semana, a direção-executiva da Williams. Tentará preencher uma lacuna existente desde a saída de Adam Parr, e auxiliará Frank Williams em suas funções como chefe de equipe. O anúncio encerrou de vez o boato de que Damon Hill poderia assumir algum posto na equipe de Grove. Mas uma pergunta que muita gente pode ter feito é “quem é Toto Wolff?”

Torger Christian Wolff é um investidor austríaco de 40 anos que atua na área de tecnologia, mas que tem o automobilismo como hobbie. O típico gentleman driver. Disputou algumas provas nas últimas duas décadas, incluindo o FIA GT, onde chegou a formar dupla com o compatriota Karl Wendlinger. Sua principal conquista como piloto foram as 24 Horas de Dubai de 2006. Se bem que o fato de possuir a volta recorde do Nordschleife, na casa de 7min03s com um Porsche 997 RSR pode até ser considerado mais importante do que a essa vitória no Oriente Médio.

Mas não é como piloto que ele se deu bem na vida, obviamente. Nos últimos anos, Wolff decidiu que, como investidor, queria aplicar seu dinheiro na indústria e no automobilismo, e passou a atuar na área de uma maneira mais importante do que simplesmente como um gentleman driver. Comprou parte da HWA, braço da Mercedes que opera duas equipes no DTM. Especula-se que Wolff seja dono de metade, ou até mais, porém, isso não foi divulgado.

Quando, em 2007, ele entrou na HWA, surgiram rumores de que ele gostaria de levar o time até a F1, como uma segunda equipe da Mercedes – a primeira era a McLaren. Isso não se confirmou, e o time segue firme no Campeonato Alemão de Turismo. Wolff ainda está envolvido com a BRR Rallye Racing, empresa que fabrica e comercializa peças para carros de rali na Europa e, ainda mais importante, com o Aces Management Group, que fundou junto de Mika Häkkinen e Didier Coton para gerenciar jovens pilotos. Mas isso é assunto para logo mais.

Senna e Bottas já disputam uma vaga na Williams para 2013, e a decisão dependerá de Wolff

No mesmo ano, também se especulou que Wolff e a HWA estariam por trás de uma possível compra da Toro Rosso, já que Dietrich Mateschitz estaria disposto a vender a equipe baseada em Faenza.

Não foi com HWA e nem com a Toro Rosso, contudo, que Wolff chegou à F1. Em 2009, foi anunciado que o austríaco havia comprado parte da Williams. 16%, ao passo que o restante seguiria dividido entre Patrick Head e Frank Williams. O engenheiro se aposentou das corridas no ano passado, mas o chefe do time segue lá.

A influência de Wolff foi crescendo dentro da Williams, principalmente em 2012 e ainda mais agora, com o anúncio de que ele auxiliará Sir Frank no comando do time. Os dois pilotos reservas da equipe foram indicados por ele. Susie Stoddart (agora Wolff), pilota da Mercedes no DTM desde 2006, nunca fez nada demais por lá. Mas se casou com Toto no ano passado, e foi colocada como pilota de desenvolvimento da Williams. Não correrá na F1, mas é uma boa jogada promocional. O outro piloto reserva do time é que merece uma atenção especial, e que nos faz retornar ao tema do gerenciamento de carreira promovido pelo austríaco.

Empresário do finlandês Valtteri Bottas, que está treinando em quinze sextas-feiras ao longo da temporada de 2012, fica evidente que o próximo passo é colocá-lo como titular. Bruno Senna tem recebido algumas críticas, não está apresentando um desempenho que seja muito elogiável e, se trocado, não dá para dizer que seria uma grande injustiça, um crime. Seria uma jogada de Wolff, para fazer seu piloto chegar à F1. Algo que lembra Vanderlei Luxemburgo e seus “pojétus”.

Não é nada demais pensar que, num futuro próximo, Wolff pode assumir um papel ainda mais importante dentro da Williams, quem sabe, o de substituto de Frank.

Anúncios

2 comentários sobre “Quem é Toto Wolff?

  1. Formula um é resultado, e a Williams tem um bom carro no meio do pelotão, Maldonado e Bruno tinham que estar pontuando como os pilotos da Sauber e brigando pelo sexto lugar entre os construtores, e se a Williams ficar atrás da F.India no mundial vai ser um fiasco. Maldonado ainda se destaca em treinos e corridas, diminuindo o erros em corridas pode conseguir se estabilizar por um tempo na F1, mas o sobrinho no geral esta muito mal. Formula 1 é campeonato mundial, o piloto tem que chegar já preparado pelas categorias de base, ou então, chegar como novato fora de série, caso recente de Vettel ou Lewis.

    J.Villenueve também ficou anos sem correr por causa da morte do pai, mas quando apareceu no automobilismo, já chegou convencendo. Tanto que, conseguiu um teste na poderosa Williams em 1995, logo foi contratato como titular pra 1996, e o canadense fez um ano muito bom chegando ao vice campeonato com 4 vitórias, depois chegou ao título em 97. Villeneuve teve disparado o melhor carro entre 96/97, mas pelo menos ele fez o básico, bateu seu companheiro de equipe e foi campeão. Isso Rubinho não conseguiu fazer em 2009 ao lado de Button, ninguém pode dizer que Jacques foi piloto fraco, ele ao contrário de Rubens não jogou a única chance que teve fora.

    Se fosse para escolher, ficaria com Maldonado e Bottas na Williams em 2013(Sutil também seria muito bom), o sobrinho pode até melhorar na segunda parte da temporada, mas isso já seria uma obrigação e não um feito. No geral, Bruno esta levando um “chocolate” do companheiro entre classificações e corridas. Maldonado comete erros mas assim como Bruno ainda é novato, na pista dá gosto de ver a vontade do venezuelano, sempre no ataque peitando pilotos do pelotão da frente. Bruno também errou uma barbaridade esse ano(isso ninguém lembra, mas com certeza fica anotado na Williams), “enroscos” foram vários e já esta virando rotina, aconteceu nas provas: AUS(2x),MAL(1),CHN(1),ESP(2x),EUR(1) e ALE(1)…muita coisa para dez provas( e nunca a culpa é do sobrinho, ele esta virando o rei das desculpas), fora as pixotadas em treinos onde o sobrinho também já deu um bom prejuízo.

    Bruno já corre o risco de ter que deixar Bottas correr pelo menos uma corrida em 2012. Sorte do sobrinho que existe piloto “pagante” porque senão ele nem estaria no grid da F1, por capacidade acho que dificilmente consegue vaga em equipe média em 2013, mas pagando…quem sabe ache uma vaga em equipe “nanica”.

    Batalha de Grid:
    Maldonado 7×3 Bruno

    Batalha pelo Q3:
    Maldonado 6×0 Bruno

    Largadas de Maldonado em 2012:
    08º,11º,13º,22º,01º,24º,17º,03º,07º,05º

    Largadas de Bruno em 2012:
    14º,13º,14º,15º,17º,14º,16º,14º,15º,14º

    *Maldonado fez o 9º tempo em Mônaco, mas foi penalizado com 15 posições no grid por causar colisão com Pérez nos treinos livres e também por trocar o câmbio, largou em 24º, mas no “cronômetro” que é o que interessa ele garantiu o Q3.

    Vitórias:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Poles:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Pódios:
    Maldonado 1×0 Bruno

    Colocação no Mundial:
    10º-Maldonado, 29 pontos
    15º-Bruno, 18 pontos

    O sobrinho só veste o macacão na Formula 1…paciência!

    Responder
    • Caro Marcelo,

      Bem legal suas estatísticas.

      Pior que isto só mesmo o Zacarias, que insistem em dizer que está quase renovando. Sua atuação é até mesmo mais fraca que a do Sobrinho.

      Não vou ter sua precisão de dados mas vamos lá:

      Batalha de Grid:
      Choronso 10×0 Zaca

      Batalha pelo Q3:
      Covardia
      Choronso esteve em 8 Zaca esteve em 3

      Largadas do Choronso em 2012:
      12º,08º,09º,09º,02º,05º,03º,11º,01º,01º

      Largadas do Zaca em 2012:
      15º,12º,12º,14º,16º,07º,06º,13º,05º,14º(Aqui o sobrinho foi 15)

      Vitórias:
      Choronso 3×0 Zaca

      Poles:
      Choronso 2×0 Zaca

      Pódios:
      Coverdia

      Colocação no Mundial:
      1º- Choronso, 154 pontos
      14º- Zaca, 23 pontos

      Acho que está dificil termos dois Brazucas ano que vem, e sem ter o que falar pois como se vê as duas seriam justíssimas

      Responder

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s