As armas não tão secretas da Lotus para Spa

A Lotus, que quase venceu o GP da Hungria e que teve pilotos no pódio nas últimas duas corridas, testou, em Hockenheim e em Budapeste, um sistema de DRS duplo. O apelido dado para o sistema não representa bem sua função que, na verdade, é um DRS cujo efeito é ainda maior.

Em vez de só fazer uma cópia simples do sistema da Mercedes, que foi considerado legal pela FIA, a Lotus passou muito tempo trabalhando nisso. Com um carro bom e em uma temporada longa, dá para se dar esse luxo. E Kimi Räikkönen está bem no campeonato.

Ao contrário, porém, do que acontece na Mercedes, o sistema desenvolvido pelo time de Enstone atua somente na asa traseira do carro – na Mercedes, os dutos atuam também sobre a asa dianteira.

Os dutos do DRS da Lotus servirão não só para reduzir do downforce da asa traseira, mas também para refrigerar o radiador.

Quem treinou com o sistema foi só Räikkönen, nos dois finais de semana. Segundo o time, existe um revezamento, e cada piloto tem contato com uma atualização.

A data de estreia ainda não foi anunciada, mas as duas próximas provas do campeonato serão realizadas em Spa-Francorchamps e Monza, duas pistas de altíssima velocidade, onde esse dispositivo terá um efeito ainda maior. Logo, natural pensar que a Lotus terá este reforço em seu carro na Bélgica, daqui a um mês.

Essa é uma das armas da Lotus para o GP da Bélgica. A outra é seu primeiro piloto.

Räikkönen venceu o GP da Bélgica em 2004 e 2005, pela McLaren. Em 2006, não teve GP. Em 2007, venceu de novo, agora de Ferrari, e liderou até a duas voltas do fim em 2008, quando começou a chover, a prova virou caótica e ele acabou batendo. Em 2009, voltou a vencer, com uma Ferrari que não era um grande carro.

Apesar da Lotus enfrentar dificuldades em temperaturas mais baixas, que normalmente são registradas no GP da Bélgica, por que não pensar que, com o DRS duplo e com Kimi, o time pode enfim vencer pela primeira vez em 2012?

Anúncios

Um comentário sobre “As armas não tão secretas da Lotus para Spa

  1. Realmente, Kimi é um especialista de Spa, o carro da Lotus é muito rápido, talvez o mais rápido e consistente deste ano, mas a imprevisibilidade do campeonato e as artimanhas dos outros não podem ser descartadas, em Monza e Spa, não se pode dizer que a Mercedes não será forte ou até mesmo a Force India pois tem um dos carros mais rápidos de reta, enfim, vale a pena esperar por elas, que são corridas aonde se pode ultrapassar e serão muito excitantes, mas acho sim para mim que Kimi ganha as duas e não sei não se no fim das contas ele pode até acabar campeão para desespero de alguns por aqui…

    Resposta

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s