Feldmann fora por dois anos

Saiu a decisão do STJD. Alceu Feldmann ficará mesmo afastado das pistas por dois anos. Se voltar, volta só no meio de 2014. Depois da Copa.

Feldmann havia sido suspenso em primeira instância pela Comissão Disciplinar do STJD. Por unanimidade. Mas a decisão foi congelada por um efeito suspensivo acatado pelo relator do processo no STJD, sob a justificativa de que isso evitaria um prejuízo irreparável ao piloto. Ao meu ver, este efeito suspensivo apenas tirou o valor da decisão da primeira instância e apenas atrasou a condenação definitiva.

Assim, Feldmann pôde participar de todas as etapas da Stock Car em 2012, incluindo as duas que aconteceram depois da primeira suspensão que lhe foi aplicada, preventiva, no fim de maio. Correu em Londrina e correu no Rio de Janeiro. Ficou de fora só da etapa de Brasília do Brasileiro de Marcas, mas voltou a disputar o certame no Rio de Janeiro.

A suspensão foi correta. Feldmann se recusou a fazer o exame antidoping, o que é falta grave. Ele errou ao pensar que, estando prestes a conseguir a isenção para uso terapêutico de uma substância, poderia se recusar a fazer o exame. Isso não o isenta de ter usado outras substâncias que sejam proibidas.

A divulgação da suspensão definitiva pelo STJD foi mais lenta e cautelosa do que a de outros casos. O martelo foi batido somente no dia 8 de agosto, mas o resultado só foi divulgado depois que toda a documentação ficou pronta. Procedimento diferente, por exemplo, do adotado na primeira instância.

Daqui a dois anos, Feldmann poderá voltar a competir. Boa sorte a ele que, até que se prove o contrário, não estava dopado. Apenas equivocado e mal-orientado.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s