BMW forte e Audi subindo

A Mercedes nem pensou em disputar a pole-position para a etapa de Nürburgring. A briga que marcou o início da segunda metade do campeonato envolveu BMW e Audi. A primeira pareceu mais forte. Mas a segunda está em franca ascensão na temporada.

A Audi fez um começo de ano bastante mediano. Uma vitória, apenas, com Edoardo Mortara na Áustria. Ocorrência excepcional. O melhor piloto de Ingolstadt é Mattias Ekström, quinto colocado e quase dando adeus às chances de título.

Mas desde a etapa de Norisring, a marca cresceu bastante. A vitória em Munique não conta, era só festa. Porém, os pilotos treinaram, a direção trabalhou e o carro melhorou. Neste sábado, foram três pilotos entre os quatro primeiros. Na classificação, era a BMW quem estava mais forte, só que, no Q3, a Audi acertou a mão e colocou Mortara, Filipe Albuquerque e Mike Rockenfeller no Q4.

Falando na força da BMW, é também com três pilotos que a montadora de Munique vai brigar pela vitória neste domingo. 3 contra 3. Bruno Spengler, o pole-position, e Martin Tomczyk e Augusto Farfus, quinto e sexto colocados, respectivamente.

Cada um teve seu momento de glória – mas é claro que o do canadense foi o mais significativo. Farfus começou o dia liderando o segundo treino livre do fim de semana. Spengler foi o mais rápido do Q1 e Tomczyk, do Q2. E Farfus, junto de Rockenfeller e Albuquerque, integrou o trio que conseguiu quebrar a barreira de 1min24s até aqui em Nürburgring.

Eu apostaria na BMW, pelos pilotos que estão a frente. Se a Audi estivesse com Ekström ali na frente, seria diferente, seria um nome de peso a mais. Spengler, Tomczyk e Farfus são melhores, respectivamente, que Rockenfeller, Mortara e Albuquerque.

Destaque negativo para a Mercedes. O melhor carro da montadora foi o de Jamie Green, sétimo. Líder do campeonato, Gary Paffett ficou só em 11º.

Tenho dito que Paffett só perde o campeonato se tudo o que deu certo para ele até agora começar a dar errado. Bom, deu errado hoje, com essa classificação ruim. O inglês precisará se recuperar. É um piloto inteligente e fez uma ótima prova de recuperação em Norisring, quando bateu na largada, perdeu posições, mas conseguiu contornar tudo isso para terminar em quarto – foi a única vez em que ele não subiu ao pódio neste ano de 2012.

A largada para a sexta etapa de 2012 do DTM será dada às 9h deste domingo, horário de Brasília.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s