O primeiro pódio de Gabriel Casagrande

Debaixo de chuva, Gabriel Casagrande terminou em terceiro na Áustria (Foto: Facebook)

Ao colocar este post no ar, faço uma coisa que pensei há algum tempo, mas esperava um bom momento para começar. A ideia é fazer pequenas entrevistas com os pilotos brasileiros que estão nas categorias de base do automobilismo europeu, tentando dar os próximos passos de suas carreiras.

O “lançamento” é com Gabriel Casagrande, que, neste fim de semana, subiu ao pódio pela primeira vez nos monopostos. O paranaense foi o terceiro colocado na primeira corrida da rodada dupla da Áustria do Campeonato Norte-Europeu de F-Renault, disputada no Red Bull Ring.

Apresentando um bom desempenho desde os treinos livres, o piloto da Mark Burdett chegou a ter a pole-position nas mãos. No entanto, seu melhor tempo na classificação foi cancelado porque ele acelerou demais em um trecho que tinha bandeira amarela. Com isso, valeu o segundo melhor tempo, que o deixou em segundo no grid.

Na corrida, com chuva, ele perdeu uma posição e terminou em terceiro. Gabriel lamentou o piso molhado: “Se fosse no seco, acho que eu ganhava, porque, nos treinos, eu era sempre muito constante”. A vitória foi do espanhol Alex Riberas e o segundo lugar ficou com o belga Stoffel Vandoorne, ambos da equipe Kaufmann.

Gabriel Casagrande gostou de andar no Red Bull Ring (Foto: Facebook)

De qualquer maneira, um resultado que ele comemorou bastante. “Estou muito feliz com a minha evolução. Neste fim de semana, estive sempre entre os dez primeiros e sempre melhorando”, contou o piloto, que gostou de andar no Red Bull Ring. “Não é tão difícil, mas tem umas manhas. Depois que você pega, a pista fica legal demais de andar”, disse.

No complemento da rodada dupla, Casagrande teve um problema no câmbio e largou em 18º. Foi ganhando posições nas corridas e completou em oitavo. Na classificação da temporada de 2012, ele ocupa o 12º lugar.

Evolução foi a palavra que o Felipe Giacomelli usou, dia desses, para definir o momento de Casagrande em seu primeiro ano nos monopostos. Depois de começar o ano andando do meio para trás do grid, ele cresceu nas últimas provas e passou a aparecer com frequência do meio para a frente, no NEC.

Casagrande não quer tentar prever quando a primeira vitória virá, ou quanto tempo falta, mas acredita estar se aproximando da receita. “Minha confiança dentro da equipe e dentro da pista aumentou, e muito, só que temos que fazer o trabalho bem feito, como foi nesse fim de semana, que daqui a pouco a vitória vem”, declarou. “O melhor é fazer o possível e dar meu máximo para que aconteça logo”.

Com os resultados do fim de semana, Casagrande subiu para a 12ª posição no campeonato (Foto: Facebook)

E Casagrande não está bem apenas nos carros em 2012. No kartismo, ele desempacou na categoria Graduados, para a qual subiu em 2011. No ano passado, ele foi crescendo durante o ano e viveu seu melhor momento no fim da temporada, na Seletiva de Kart Petrobras, que terminou como vice-campeão.

Em 2012, conquistou a vaga para a Seletiva na primeira corrida do ano – em 2011, foi só na última que ele se garantiu – e andou muito bem no Campeonato Brasileiro. Na primeira fase, no Kartódromo Beto Carrero, liderava a bateria final da categoria Sudam até a palheta quebrar e ele cair para o quinto lugar. Na segunda fase, em Cascavel, ele conquistou seu primeiro título nacional, na Graduados.

Depois de ir para a Europa sem alarde, para disputar a F-Renault Inglesa, que foi cancelada por falta de carros, Casagrande vai, aos poucos, ganhando seu espaço. Até o fim de 2012, Gabriel vai disputar as três etapas que restam no NEC (a próxima é neste fim de semana, na República Tcheca) e mais duas provas da F-Renault ALPS (campeonato em que ele também apareceu no primeiro semestre, em Spa-Francorchamps e em San Marino, e teve como melhor resultado um nono lugar), em Mugello, na Itália, e em Barcelona, na Espanha.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s