10 estatísticas úteis e inúteis do GP de Cingapura

1- Em quatro edições do GP de Cingapura, quatro pilotos conquistaram a pole-position: Felipe Massa, Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel.

2- Ninguém tem um retrospecto melhor por lá do que o líder do Mundial de 2012, Fernando Alonso. São duas vitórias, três pódios e uma pole-position.

3- Alonso pode até ter vencido duas vezes, mas nenhuma equipe o fez. Em 2008, o espanhol corria pela Renault. Nos anos seguintes, McLaren, Ferrari e Red Bull fizeram a festa na cidade-estado.

4- Ainda falando do Alonso, a primeira vitória dele em Cingapura, em 2008, foi sua vigésima na F1 e o seu 50º pódio. Tudo isso no GP 800 da história. E não pára por aí: em 2010, Alonso marcou sua 20ª pole, conquistou sua 25ª vitória e seu 60º pódio na F1.

5- O único piloto que largou na pole em Cingapura e não venceu foi Felipe Massa, em 2008. Perdeu a vitória nos boxes, por causa da famigerada mangueira de combustível. Alonso, com a ajuda de Nelsinho Piquet, Flavio Briatore e Pat Symonds, venceu.

6- Este será o 500º GP da Shell como fornecedora de combustíveis da Ferrari. A primeira prova da parceria foi o GP de Mônaco de 1950.

7- Caso vença, Lewis Hamilton alcançará seu 21º triunfo e ultrapassará Mika Häkkinen para assumir a 13ª posição em todos os tempos. Hamilton também será, dos pilotos que conquistaram vitórias apenas pela McLaren, o que mais venceu.

8- Desde que a pontuação da F1 mudou, em 2010, o líder do Mundial nunca chegou à Cingapura com tão poucos pontos. Webber tinha 187 em 2010 e Vettel, 284em 2011. Alonso tem 179.

9- Caso não marque pelo menos 21 pontos a mais que Alonso, Daniel Ricciardo deixará Cingapura sem chances matemáticas de título. 18º, ele somou quatro pontos até aqui e é o último dos pilotos que pontuaram até aqui em 2012. Jean-Éric Vergne precisa fazer 17 pontos a mais que o espanhol e, Bruno Senna, quatro. Pastor Maldonado, por sua vez, não pode deixar a diferença crescer nenhum ponto – ele está a 150 pontos de Alonso.

10- Outros cinco pilotos não podem perder terreno para o ferrarista se ainda quiserem disputar o título. Segue a lista de quantos pontos Alonso precisa marcar a mais que estes cinco pilotos para eliminá-los da briga: Nico Hülkenberg (3), Paul di Resta (4), Kamui Kobayashi (7), Michael Schumacher (15) e Felipe Massa (19).

Anúncios

2 comentários em “10 estatísticas úteis e inúteis do GP de Cingapura

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s