Metamorfose ambulante

O kart é mesmo um mundo complexo. Tão complexo que nem a Comissão Internacional de Kart da FIA consegue resolver as coisas direito. A maior prova disso é o Mundial de Kart, o campeonato que mais passou por mudanças radicais na história do mundo. Só sobreviveu porque é muito importante. Para o ano que vem, tem mais mudanças. Tem tudo explicadinho aqui, na matéria do Ricardo Belussi no Allkart.net.

Em vez do Mundial de KF1 e do Mundial Sub-18, serão três a partir de 2013. O de KF1 (principal), o de KZ (karts com marcha) e o de KF3 (Júnior). Todos no formato de evento único e com o vencedor da bateria final conquistando o título – como deve ser.

Nos últimos dois anos, o Mundial de KF1 teve cinco etapas. Ou melhor, isso deveria ter acontecido. Só que, em 2012, as grandes fabricantes de kart boicotaram o torneio, que precisou ser remodelado pela FIA. As três etapas europeias foram canceladas, sobraram as duas asiáticas, em Suzuka e em Macau. Corrigiram o fiasco para o ano que vem.

Há dez anos atrás, tentaram fazer a mesma coisa, em 2001 e 2002. Não tinha dado certo. (Só para registro, os campeões daqueles anos foram Vitantonio Liuzzi e Giedo van der Garde, um que passou pela F1 e já saiu. Outro que ainda tenta entrar).

A CIK também aboliu as Copas do Mundo, que existiram nos últimos anos, para facilitar a compreensão das coisas. Elas eram disputadas como se fossem mundiais, mas sem tal status.

Um tanto enrolados os caras da FIA. Ao acaso, uma informação: o presidente da CNK é barenita. O que que tem de kart lá no Bahrein além do kartódromo que fica do lado do autódromo de Sakhir e tem recebido algumas provas internacionais importantes recentementes?

Outra coisa que pode mudar é regra que veta a participação de pilotos menores de 13 anos em campeonatos fora de seus países. Com isso, a CIK conseguiu prejudicar um pouco o WSK, um campeonato paralelo e que tem bastante força, mas que teve uma de suas categorias com pouquíssimos inscritos nesse ano. Antes de uma mudança, porém, será feito um estudo de caso para saber qual é a melhor saída.

Uma metamorfose ambulante, essa CIK.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s