10 estatísticas úteis e inúteis do GP da Coreia

1- Líder e vice-líder do Mundial de F1, Fernando Alonso e Sebastian Vettel venceram, nessa ordem, as duas primeiras edições do GP da Coreia, em 2010 e 2011. Também foram só os dois que lideraram a prova: são 550 km para Vettel e 67 km para Alonso.

2- Vettel e Alonso, junto de Schumacher, podem manter uma escrita: a de que apenas pilotos que já celebraram o bicampeonato vencem na Coreia.

3- Lewis Hamilton nunca venceu em Yeongam, mas é o único piloto que subiu ao pódio nas duas edições da prova. É também o que mais pontos marcou: 36 (18 em cada GP).

4- Uma pole-position de um motor Renault será a 200ª da marca na F1. Acima dos franceses, só a Ferrari, com 208.

5- O primeiro GP da Coreia aconteceu com a pista ainda inacabada e debaixo de um forte temporal, que atrasou bastante o início da prova. No fim, a corrida durou 2h48m20s810 e teve média de apenas 109.998 km/h. Aquele entrou para a história como o 52º GP mais longo da história da F1).

6- Também foi nessa prova que o SC bateu recorde de voltas consecutivas à frente do pelotão no circuito de Yeongam. Foram 17 voltas até a relargada. Na primeira volta com bandeira verde, Mark Webber rodou e foi atingido Nico Rosberg, provocando a reentrada do carro de segurança, que permaneceu por mais seis voltas.

7- Pela primeira vez desde o GP da Bélgica, Fernando Alonso pode perder a liderança do campeonato. Ele saiu de Spa-Francorchamps com 24 pontos de vantagem para o alemão, deixou Monza com 37 para Lewis Hamilton e chegou a Suzuka com uma 29 tentos a mais que Vettel, que retomou a vice-liderança em Cingapura.

8- O circuito de Yeongam foi o oitavo ‘Tilkódromo’ a estrear na F1. Isso sem contar os circuitos de Zeltweg e Fuji, que o arquiteto reformou.

9- A melhor volta registrada em Yeongam foi na classificação de 2010. Sebastian Vettel cravou 1min35s585 e conquistou a pole-position.

10- Embaixador do GP da Coreia de 2012, o cantor Psy se tornou um sucesso mundial com o hit ‘Gangnam Style’. A música foi postada no YouTube há dois meses e totaliza 423.691.623 exibições (até o momento em que assisti o vídeo na noite de quarta-feira). Ainda não viu?

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s