A vantagem de Vettel

Faltam quatro corridas para que o novo tricampeão mundial seja conhecido, e o desfecho do campeonato vai se assemelhando, de certa forma, a 2010, ano da primeira conquista de Sebastian Vettel. Naquela temporada, o alemão cresceu demais nas provas finais para superar Fernando Alonso e sagrar-se campeão pela primeira vez. É o que vem fazendo nas duas últimas corridas e precisa manter nas que estão por vir.

Falei um pouco disso no post abaixo, agora elaboro melhor o raciocínio. A vantagem de Vettel nas corridas finais não está apenas na superioridade apresentada pela Red Bull no Japão e na Coreia. Está também no retrospecto nos circuitos que restam no calendário.

A começar pelo de Nova Délhi, na Índia, onde Vettel dominou a única edição já realizada da prova. No GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, Seb tem duas poles e duas vitórias em três edições. Por fim, no Brasil, em Interlagos, venceu uma vez, em 2010, e foi ao pódio no ano passado.

Alonso foi o terceiro colocado no GP da Índia de 2011, segundo no GP de Abu Dhabi também do ano passado e subiu ao pódio seis vezes em Interlagos, circuito onde comemorou seus dois títulos mundiais, mas nunca venceu.

Se colocarmos na conta os números do GP dos Estados Unidos, ainda em Indianápolis, só como curiosidade, veremos que ele também não foi muito bem. Um pódio e 12 pontos. Vettel estreou na F1 por lá em 2007, e somou um pontinho.

O passado não ganha corrida, mas pode pesar, e a verdade é que Alonso não fez nenhum grande final de campeonato, nem mesmo nos anos em que foi campeão. Vai precisar romper com este histórico ruim se quiser celebrar o tri em 2011.

Anúncios

Um comentário sobre “A vantagem de Vettel

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s