A sequência histórica da McLaren

Diante da sequência de quatro vitórias consecutivas de Sebastian Vettel, uma outra sequência passou despercebida nos últimos dias. Com Lewis Hamilton na quarta posição e Jenson Button em quinto lugar no GP da Índia, a McLaren terminou pela 55ª vez consecutiva dentro da zona de pontuação.

A sequência vigente começou junto da mudança no sistema de pontuação da F1: no GP do Bahrein de 2010, primeira corrida daquela temporada. Ah, já ia me esquecendo do que tem de histórico nisso. 55 é o número de corridas consecutivas em que a Ferrari somou pontos entre os GPs da Malásia de 1999 e 2003, recorde histórico, igualado pelos ingleses. Se Button ou Hamilton pontuarem neste fim de semana, em Abu Dhabi, a McLaren superará a Ferrari no quesito.

É preciso salientar que, desde 2010, ficou um pouco mais fácil para isso acontecer, afinal, dez pilotos passaram a ser premiados por corrida. Entre 1999 e 2002, apenas seis pilotos pontuavam a cada GP, e oito a partir de 2003. Por conseguinte, se somarmos quantos pontos McLaren e Ferrari fizeram em 55 provas consecutivas, a diferença será enorme a favor dos ingleses. 635, para ser mais preciso (1257 x 622).

E o que cada equipe conseguiu durante essas sequências? A Ferrari, quatro Mundiais de Construtores, três Mundiais de Pilotos  e 35 vitórias em quatro temporadas incompletas. A McLaren, dois vices no Mundial de Construtores e 16 vitórias em três temporadas incompletas.

A Ferrari, porém, também caminha para ultrapassar essa marca de 55 corridas consecutivas dentro da zona de pontuação. Só que, caso isso venha a se confirmar, será apenas em 2013. A escuderia de Maranello pontuou nas últimas 45 corridas, desde o GP da Alemanha de 2010.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s