30 anos da morte de Chapman

Chapman 80 SÃO PAULO, 14h51 – Completou 30 anos ontem, 16 de dezembro, a morte de Colin Chapman, fundador da Lotus, a equipe mais vencedora da F1 até os anos 1970, junto da Ferrari. Da morte oficial, pelo menos, afinal, reza a lenda que o lendário Chapman forjou o próprio óbito para escapar das dívidas e da justiça inglesa. O local onde ele teria se fixado para curtir a aposentadoria longe dos problemas e da loucura do automobilismo é o Pantanal mato-grossense. A teoria surgiu a partir da pressa em se realizar o enterro – ninguém viu direito como tudo aconteceu.

Em setembro, na Grande Entrevista que Felipe Giacomelli e eu fizemos com Nigel Stepney para a REVISTA WARM UP, perguntei ao ex-funcionário de Lotus e Ferrari sobre essa história. Caiu na gargalhada, o inglês. “Não acho que ele esteja por aqui, até porque eu já visitei a sua lápide”, disse.

Chapman é um dos mais folclóricos e importantes personagens da história da F1. Talvez tenha sido o maior inventor da história da categoria. Fazia carros sensacionais, mas perigosos. Os pilotos britânicos, inclusive, tinham medo de pilotar para a Lotus, diante dos vários casos de acidentes fatais envolvendo o time – os mais famosos são os de Wolfgang von Trips, alemão que corria pela Ferrari e colidiu com Jim Clark, em 1961, o próprio Jim Clark, em 1968, e Jochen Rindt, austríaco campeão do mundo em 1970. Para correr na Itália, onde faleceram Trips e Rindt, a equipe precisava até mesmo mudar de nome – normalmente para ‘World Wide Racing’.

1972-monza-fittipaldi-chapman-retroautoTudo em busca do máximo possível de velocidade. Chapman era, no fundo, um apaixonado. E ficou eternizado nas imagens das corridas da época por sua tradicional comemoração: jogar o boné para o alto quando uma Lotus era a primeira a cruzar a linha de chegada.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s