Final feliz para Feldmann

SÃO PAULO, 19h41 – Chegou ao fim, oficialmente, a polêmica envolvendo o (não) doping de Alceu Feldmann. Suspenso por dois anos por ter se recusado a fazer o exame antidoping na etapa do Velopark da Stock Car, no ano passado, o piloto vai precisar cumprir somente nove meses de suspensão.

Essa redução na penalidade é justificada por um “atenuante relevante”. Foi vendo o desfecho do caso de Marcos Gomes, suspenso inicialmente por um ano, mas que precisou cumprir apenas seis meses de pena após ser flagrado no exame antidoping, que Feldmann decidiu tentar mais uma vez voltar às pistas antes de 6 de maio de 2014. Vai disputar toda a temporada da Stock Car pela Full Time, ao lado de Barrichello.

Feldmann teve a pena revisada para um ano. Estaria apto a voltar a competir em 6 de maio de 2013. Perderia as primeiras etapas da Stock Car. Mas um quarto da pena (três meses) foi revertido em uma contribuição social – palestras em escolas de Ensino Médio. Resolvido. Dia 3 de março ele estará ali em Interlagos disputando a primeira etapa do campeonato de 2013.

Minha opinião? Feldmann tinha todo o direito de recorrer. Sempre tem. Conseguiu livrar a sua cara, e também não tenho nada contra ele. A questão é: se o objetivo for punir alguém com dois anos, será preciso suspender por quatro?

O caso de Feldmann já havia sido julgado por duas instâncias, a Comissão Disciplinar e o Superior Tribunal e o veredicto de ambas foi a mesma. Só depois veio à tona o caso de Marcos Gomes, punido inicialmente em um ano, o que depois foi suavizado para um único semestre. Foi aberto o precedente para Feldmann e para qualquer outro que venha depois. Quer dizer que o trabalho feito pelas duas comissões anteriores não foi feito corretamente?

Já escrevi uma vez sobre como algumas decisões tomadas pelos tribunais da CBA não tem valor. Aqui está mais um exemplo. Claro que há uma justificativa, o tal do atenuante relevante, mas sempre há uma justificativa. E as decisões sempre acabam perdendo seu valor.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s