Prévia da Stock Car 2013

SÃO PAULO, 20h25 – Começa neste domingo (3), em Interlagos, a temporada da Stock Car. Um ano que tem algumas mudanças interessantes. Tudo está explicadinho no especial que publiquei hoje no GRANDE PRÊMIO. Podem ler clicando aqui.

O grande complicador para os pilotos no começo do campeonato deve ser a adaptação aos pneus da Pirelli. Não que os compostos serão imprevisíveis como os da F1, mas não teve pré-temporada. Toda a preparação antes da primeira etapa ficará restrita a dois treinos extras na sexta-feira. É preciso cortar gastos, verdade, mas isso é muito pouco para um esporte de alto nível.

O tempo de pista também será pouco ao longo do ano: a programação ficará restrita aos sábados e domingos. Dois treinos livres, tomadas de tempo e corrida. É isso.

Corrida, aliás, que vai começar às 11h, não mais às 9h30. Horário horrível, esse. 11h é uma boa hora, acho eu. A visitação do público ficará para depois da prova. E o vencedor de cada uma das corridas receberá 24 pontos, não 22. O triunfo fica mais valorizado, portanto, o que deve estimular mais brigas.

Para brigar por vitórias e títulos, antes do início da temporada, não dá para apostar em pilotos que não sejam das equipes de Andreas Mattheis e Rosinei Campos. Os dois preparadores ganham tudo na Stock Car desde 2004. Domínio absoluto.

Disso sai uma lista de seis candidatos: Cacá Bueno, Daniel Serra, Ricardo Maurício, Max Wilson, Valdeno Brito e Thiago Camilo.

Mas é preciso elogiar também o trabalho da AMG e da Vogel. Átila Abreu chegou com boas chances de título à decisão da temporada 2012, em Interlagos, e pode repetir esse desempenho neste ano. Seu companheiro, Nonô Figueiredo, era outro que tinha chances matemáticas, embora remotas, de sair da Corrida do Milhão como campeão. E Allam Khodair, claro. O japonês voador venceu duas corridas no ano passado e certamente brigaria por título, mas enfrentou problemas que o tiraram da disputa. Encaixando tudo, deve ter um ano bem melhor.

E olho em Galid Osman, melhor estreante de 2012 e que vai ser companheiro de Thiago Camilo na RCM. Numa das equipes de Rosinei Campos, é bem possível que Galid brigue por pódios – quem sabe até por corridas.

Na briga dos novatos, claro que Rubens Barrichello é a grande estrela, e todos os outros vão querer batê-lo. Rubens foi bem nas três provas que fez em 2012. Ou melhor, foi rápido nas classificações. Nas corridas, vai precisar melhorar para somar pontos e andar na frente.

Dos estreantes “comuns”, destaco Fabio Fogaça, Sérgio Jimenez e Raphael Matos. Fogaça e Jimenez competiram em provas de turismo nos últimos anos e estão chegando à Stock Car para provar seu potencial. Fogaça correu na Top Race argentina e venceu corrida no Brasileiro de Marcas em 2012. Jimenez venceu corridas no GT Brasil nos últimos dois anos. Nomes promissores. O companheiro de Jimenez, Denis Navarro, é outro que deve chamar a atenção caso mantenha a boa forma do último ano.

Raphael Matos mudou de vez o foco da carreira com a vinda para a Stock Car. Sem lugar na Indy, o mineiro chegou aqui no fim do ano passado e gostou do que viu. Tinha a chance de correr pela Bassani, porquem andou nas duas provas finais da última temporada, mas acabou foi indo para a Hot Car. Só tem que ver se não vai acontecer com ele o mesmo que aconteceu com Vitor Meira, que teve um ano apagado em 2012. A julgar pelo o que Matos mostrou, acho que vai se sair melhor.

Fim de semana estarei em Interlagos, junto do Felipe Giacomelli, do Rodrigo Berton e do Felipe “Maverick” Tesser em mais uma cobertura para o GRANDE PRÊMIO.

2013-stock-logoPara encerrar, preciso comentar aqui também: o novo logo da Stock ficou feio, bem feio. Queriam dar um ar mais ~jovem~ para a categoria, e fizeram isso. Nem parece que é coisa de corrida. No release, disseram até que a Stock Car é considerada um “esporte radical”… pelamordideus. E pior que eu gostava do logotipo antigo.

Anúncios

2 comentários sobre “Prévia da Stock Car 2013

  1. Esse logo novo está mais para o trabalho de uma criança. Acho que deixaram o trabalho para o estagiário que não gosta de automobilismo e estava prestes a pedir demissão… O que é aquele troféu no lugar do símbolo de marca registrada? Sem contar o degrade padrão do Powerpoint do Office 95! Triste!

    Responder

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s