Pegadinha

SÃO PAULO, 17h15 – Em junho do ano passado, passamos um bom tempo falando sobre o GP de Londres. Bernie Ecclestone defendeu a ideia e a McLaren e o Santander a abraçaram, divulgando vídeos que mostravam o circuito de rua que seria montado na área mais nobre da capital inglesa, passando pela Trafalgar Square, Big Bang e pelo Palácio de Buckingham. Tudo para uma charmosíssima prova noturna. Até valores foram comentados: Bernie falou em cerca de R$ 107 milhões. Mas o tempo passou e nada disso saiu do papel.

Na verdade, tudo se tratou de uma cortina de fumaça para o escândalo de suborno que envolve o chefão da F1. Alguns dias antes dos planos para o GP de Londres serem revelados, o banqueiro alemão Gerhard Gribowsky admitiu que recebeu propinas de Ecclestone para agilizar o processo de venda das ações da F1 para o grupo financeiro CVC. Foi naquela semana que começaram a falar com mais veemência numa eventual prisão do inglês de 82 anos que comanda a F1 há quatro décadas. À época, escrevi que uma corrida em Londres seria muito legal, mas que, pelas circunstâncias em que tudo foi apresentado, não dava para botar muita fé.

Nesta semana, o departamento de marketing do Santander foi premiado pela campanha no Hollis Sponsorship Awards, uma premiação inglesa relacionada à iniciativas de marketing. E, sobre isso, Martin Whitmarsh admitiu que era bem improvável que a ficção se tornasse realidade. Tudo era ‘de mentirinha’.

Como sempre, Ecclestone dá um jeito de tirar os holofotes de si em momentos inoportunos. Esse é só mais um exemplo, talvez o que mais tenha dado certo. Uma tentativa que não deu tão certo assim, mas causou certo rebuliço foi aquela sugestão de introduzir chuva artificial às corridas.

Nos meses seguintes, os planos acerca de uma prova em Londres continuaram sendo mencionados, esporadicamente, mas nada referente ao projeto de junho. A ideia era usar o novo Estádio Olímpico de Londres, mas acabou que o West Ham venceu a batalha e ficou com o estádio.

Para vocês lembrarem, aqui estão os vídeos que mostravam os detalhes do GP de Londres:

E esse aqui é o mapa da pista:

london grand prix

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s