Audi x Toyota: o duelo do WEC na temporada 2013

SÃO PAULO, 20h28 – Ficou faltando postar aqui no blog sobre a briga em que todos vão ficar de olho nessa temporada 2013 do Mundial de Endurance: a da Audi contra a Toyota.

Para começar, vamos lembrar um pouco mais o que aconteceu em 2012. A Audi iniciou o campeonato ainda utilizando o modelo R18 ultra, nas 12 Horas de Sebring, enquanto finalizava o híbrido R18 e-tron quattro. Para as 6 Horas de Spa e as 24 Horas de Le Mans, a marca alinhou dois modelos de cada.

Em 2012, a Audi faturou o WEC e as 24h de Le Mans
Em 2012, a Audi faturou o WEC e as 24h de Le Mans

Enquanto isso, a Toyota se viu em maus lençóis quando um grave acidente num teste em Paul Ricard destruiu o protótipo híbrido TS030 e atrasou todo o planejamento. A estreia, inicialmente prevista para a Bélgica, aconteceu só em Le Mans. Assim, parecia claro que a vitória seria da Audi na prova de 24h.

Até que o carro japonês andou próximo nos treinos. A pole foi da Audi, que se manteve à frente na corrida. Mas o tempo foi passando que a disputa continuava muito próxima. Quatro horas passaram e a Toyota ainda estava lá, colada, pressionando, impressionando. Os contratempos nipônicos vieram por causa de acidentes. Um, assustador, que afastou Anthony Davidson da pista por alguns meses. Outro, apenas comprometeu as chances de vitória. Mais tarde, um problema no motor provocaria o abandono do segundo TS030. Mas a primeira impressão foi das melhores.

Mais de dois meses depois, o WEC chegou a Silverstone para a corrida de seis horas. E a Toyota ficou muito perto da Audi, mas, com um carro que gasta mais combustível, acabou superada na estratégia. Três semanas depois, aqui em São Paulo, mostrou que aprendeu a lição e o que era preciso fazer numa prova curta e primeira vitória veio, com direito a pole e tudo. Isso fez a Audi se mexer: os alemães levaram dois e-tron quattro para o Bahrein, prova que venceram e que a Toyota abandonou.

Só que os nipônicos se recuperaram para acabar o ano por cima. Enquanto os pilotos da Audi disputavam o título mundial, os da Toyota triunfavam em Fuji e em Xangai. Assim acabou 2012.

Carro da Toyota nos testes em Paul Ricard neste início de ano
Carro da Toyota nos testes em Paul Ricard neste início de ano

A muito grata surpresa que foi o ótimo rendimento da Toyota anima bastante para o campeonato que começa domingo. Principalmente porque eles terão dois protótipos em toda a temporada. A princípio, isso aconteceria apenas em Spa e Le Mans, dado o reduzido orçamento liberado pelos chefões-san lá da cidade de Toyota. Mas eles soltaram mais grana depois.

Logo, veremos uma briga 2×2 em seis corridas neste ano. O mais interessante é que, agora, alguém vai ficar fora do pódio. A disputa tanto entre as marcas quanto entre os pilotos vai crescer bastante.

As formações, todas muito fortes, são:

Audi #1: André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer
Audi #2: Tom Kristensen, Allan McNish e Loïc Duval
Audi #3*: Lucas Di Grassi, Oliver Jarvis e Marc Gené
Toyota #7: Alexander Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima**
Toyota #8: Sébastien Buemi, Anthony Davidson e Stéphane Sarrazin
*apenas para as 6 Horas de Spa e as 24 Horas de Le Mans
**Nakajima-son não fará todas as provas

Eu admito que estou meio em cima do muro para o que vai acontecer no WEC. Ainda não estou muito disposto a arriscar um palpite sobre quem ganha o campeonato. Mas eu arrisco, sim, o palpite para Le Mans: Audi.

Para este início, em Silverstone, acredito que o fato já ter feito uma corrida em 2013 (as 12 Horas de Sebring) pese a favor da Audi. A Toyota, por mais que tenha feito vários testes, vai estar botando tudo na prática pela primeira vez. Vejo isso como uma pequena vantagem para os alemães.

Os treinos livres começam nesta sexta, 8h25 da manhã. Amanhã, 8h10, tem a classificação, e domingo, às 8h, a largada para as 6h de Silverstone.

Anúncios

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s