A charmosa Praia Grande

2012-indy-longbeach-willpower

SÃO PAULO, 14h58 – Começam hoje os treinos para a terceira etapa da Indy, na charmosa Long Beach, a Praia Grande da região de Los Angeles. O evento é o segundo mais importante do calendário da Indy, atrás apenas das 500 Milhas de Indianápolis, é claro. Acho que dá para falar que é o GP de Mônaco da Indy. É também o GP disputado em um circuito de rua que existe a mais tempo – nos Estados Unidos, claro. A edição de 2013 será a 39ª da história.

No passado, o GP de Long Beach foi disputado por carros de F1. Oito vezes, para ser mais preciso. O chamado GP do Oeste dos Estados Unidos foi disputado pela primeira vez em 1976, quando Clay Regazzoni venceu. É essa daqui a corrida, ó:

A Indy está lá desde 1984, e Al Unser Jr. é o maior vencedor, com seis triunfos. Dos pilotos em atividade, quem mais ganhou é Sébastien Bourdais, três vezes (2005 a 2007). Will Power ganhou em 2008 e 2012, e Mike Conway (2011), Ryan Hunter-Reay (2010), Dario Franchitti (2009) e Helio Castroneves (2001) também fizeram a festa por lá.

Neste fim de semana, 27 carros vão andar, um a mais do que em Barber. É que o mencionado Conway, cuja única vitória foi conquistada justamente na Praia Grande, fará essa corrida pela equipe Rahal Letterman Lanigan. Essa é sua primeira prova desde que ele anunciou que não correria mais em circuitos ovais, às vésperas das 500 Milhas de Fontana, em setembro.

Voltando a falar do GP de Long Beach, a imprensa norte-americana veiculou nesta semana o interesse de Bernie Ecclestone comprar o evento e recolocá-lo no calendário do Mundial de F1. A revista ‘Motorsport’ afirmou que perder Los Angeles é um dos arrependimentos do velhote.

Mas os atuais donos da corrida, Kevin Kalkhoven e Gerry Forsythe, não estão dispostos a vender, a não ser que seja por muito dinheiro. Forsythe disse que Long Beach é uma máquina de fazer dinheiro. O atual contrato com a Indy expira em 2014.

Sobre as disputas da pista, será interessante ver se alguém consegue bater a Andretti, que venceu as duas primeiras etapas da temporada. E eu acho que isso vai acontecer, com a Penske, que bateu na trave duas vezes neste ano. Will Power está mordido, já que não andou bem nem em St. Pete, nem em Barber – na corrida, já que largou na primeira fila em ambas. E Helio Castroneves é o líder do campeonato, esse está andando forte neste início de ano. Quem também está mordido é Dario Franchitti, último colocado no campeonato, mas eu não sei não se a Ganassi estará forte. Dixon chegou perto de ganhar no Alabama, mas a Ganassi começou o ano um pouco atrás das suas principais rivais.

Anúncios

Um comentário sobre “A charmosa Praia Grande

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s