Os pneus são ruins, mas mudá-los agora é errado

kimi

SÃO PAULO | 12h32 | Acho que ninguém está contente com os pneus que a Pirelli fabricou para a temporada 2013. Nem ela está, após as primeiras cinco corridas do ano. São ruins, desgastam demais, estão gerando provas confusas, reclamações de todos os lados e, por isso, serão mudados para o GP do Canadá. O que é errado.

Desde que entrou na F1, a Pirelli recebeu uma orientação: façam um pneu com desgaste elevado para deixar as corridas mais movimentadas. 2011 começou de maneira semelhante a 2013, corridas com quatro paradas nos boxes. Aos poucos, os times foram aprendendo a lidar com a situação, e o número de pit-stops, diminuindo.

No ano passado, o desgaste foi mais baixo, as corridas, boas, só que, no fim do ano, a estratégia predominante nas provas era de um pit-stop. Número considerado baixo.

Por isso, para este campeonato, a Pirelli resolveu ousar, mudar a estrutura dos compostos. Pensou que, se as equipes passassem um perrengue maior no início do ano, as provas do fim do ano teriam uma média de duas a três paradas para trocas de pneus. Raciocínio válido, mas erraram na medida.

Enfim. Mas por que mudar os pneus agora é errado? Todos sabiam, desde o meio do ano passado, que os pneus de 2013 seriam menos duráveis. Todos construíram seus carros sabendo disso. Nem todos obtiveram êxito nessa tarefa.

A Lotus e a Ferrari, sim. Elas realizaram um trabalho melhor que as rivais e estão colhendo os frutos disso. Ainda assim, não ocupam a liderança do campeonato, que é da Red Bull, a equipe que mais reclama. Claro que o líder do campeonato reclamar é um indício de que tem algo errado, mas nota-se que o protesto está um tanto desproporcional justamente pela tabela de pontuação.

Mudar é errado porque a chance de todo o esforço da Lotus e da Ferrari serem jogados fora é grande. A Pirelli garante que as alterações na composição dos compostos não vão afetar tanto o equilíbrio de força. Claro que, se o E21 e a F138 poupam bem os pneus, devem continuar fazendo isso. Contudo, é uma chance para a Red Bull encontrar sua melhor forma e fazer o RB9 render ainda mais, dar a oportunidade para os rubrotaurinos dispararem rumo ao tetra.

Por mais que os compostos durem pouco, mais justo para todos é manter as coisas como estão.

Anúncios

7 comentários em “Os pneus são ruins, mas mudá-los agora é errado

  1. Teus comentários tem sido os mais imparciais e profissionais. Assim como os da Julliane Cerasoli do Total Race. São, de longe, os mais detalhados e cuidadosos, bem escritos e embasados. Dos poucos que tens prazer em ler e não te irritas com tanta besteira e sensasionalismo como dos outros “jornalistas”. Parabéns.

  2. Parabéns pelo bom senso e por não embarcar na síndrome do papagaio que assola a maioria dos comentaristas, que se repetem à exaustão, replicando bobagens ao invés de tratar o assunto mais técnicamente, Alguns, muito chatos, ainda temperam suas bobagens com um certo azedume, clara tentativa de fazer charme. O Ico, a Juliane Cerasoli e agora voce, estão se tornando os melhores comentaristas nacionais, com bons textos desprovidos de cansativos trejeitos.

  3. Concordo Renan, não se muda o espetáculo no meio da apresentação, e se é pra consertar algo, que seja feito e bem feito para o ano que vem

  4. Se a Red Bull já ganhou duas corridas com esses pneus, então não haveria porque muda-los.
    Vettel foi mal na espanha mas poderá ir bem em outras pistas.
    Tirando a Mclarem q tem um carro ruim e a Mercedes q consome muito pneu (mal esse q já havia em 2012), os outros times de ponta já venceram.

    Provavelmente a Pirelli vai alterar os pneus não porque a Red Bull reclamou mas porque o dono do circo, Bernie Eclestone, não gostou do espetaculo proporcionado pela Pirelli.
    E se a Pirelli pensa em permanecer na F1 como fornecedora unica, ela tem q agradar o velhinho Bernie.

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s