A FERRARI TEVE SEUS MOTIVOS

2013-f1-perez-mclaren-cartaSÃO PAULO | Não foram poucas as críticas feitas à Ferrari, especialmente pelos italianos, por deixar a McLaren assinar com o promissor Sergio Pérez. A Autosprint publicou um texto questionando: “Por que Massa e não Pérez?” E promover Pérez da Sauber para o carro vermelho realmente fazia todo o sentido. Mas a Ferrari sabia o que tinha nas mãos e teve seus motivos para deixá-lo sair.

Nenhum piloto andou tão bem na Sauber quanto Pérez. O mexicano foi a três pódios e fechou o campeonato em décimo, com 66 pontos. E deixou para trás Kamui Kobayashi, que sempre foi tido como um bom piloto.

Natural que algum time grande o quisesse. Natural que ele fosse considerado um futuro vencedor de corridas e, quem sabe, campeonatos. Ainda mais com a mudança para a McLaren.

É daquelas coisas que o tempo nos faz enxergar de maneira diferente.

Pérez cresceu dentro da Academia da Ferrari, fez treinos em simuladores em Maranello. Era acompanhado há tempos pelos olhos dos italianos, que acharam melhor não colocá-lo no lugar de Massa. Ainda: ano passado, para quem não se lembra, teve gente que chegou a dizer que a Sauber só não venceu porque não tinha pilotos para isso.

Lá foi Pérez para a Inglaterra, trabalhar com a McLaren no lugar de Lewis Hamilton. E o ano está sendo horrível para os ingleses. Nenhum pódio em 17 corridas. Falta pouco para que a temporada 1980 se repita. O ano começou ruim, esteve ruim em alguns momentos e está terminando mal.

A gota d’água foi o GP de Abu Dhabi. O carro estava bom nos treinos, Pérez foi ao Q3 e terminou com uma pequena vantagem para Jenson Button, que precisou parar nos boxes no início da prova para terminar a asa dianteira. Martin Whitmarsh definiu a performance do piloto de 23 anos como “desapontadora”. O relacionamento também não foi grande coisa: Whitmarsh descreveu o piloto como um “bom companheiro”, mas algumas rusgas foram trocadas com Button no início da temporada.

2013-f1-12-italia-sabado-TL3-perez

A imprensa inglesa reporta que nos simuladores, Kevin Magnussen tem se comportado melhor do que Pérez. O dinamarquês também foi muito bem nos dois testes que fez. Aí, entra uma outra questão na hora de se optar pela substituição: o senso de oportunidade.

A McLaren acredita que tem um futuro campeão nas mãos, assim como tinha com Lewis Hamilton, em 2007. Estava tentando colocá-lo, contudo, em um estágio em outra equipe, a Force India — que disse publicamente que não queria preparar ninguém para outra equipe — ou então na Marussia. Mas, insatisfeitos com Pérez, mudaram os planos e resolveram arriscar. É compreensível.

Com o casamento da McLaren com Pérez chegando ao fim, a impressão que fica é que o mexicano não era tudo aquilo que aparentou ser enquanto piloto da Sauber. Mas é preciso mencionar, também, o erro dos britânicos. Ou erraram na escolha ou erraram ao não conseguir extrair o melhor de Checo. Não importa qual tenha sido o equívoco, é mais um dos vários erros deste 2013 desastroso para o time.

Anúncios

8 comentários sobre “A FERRARI TEVE SEUS MOTIVOS

  1. desculpa Renan, mas vc falou falou….e nao disse nada!!! vc kis dizer q ele é ruim ?…com um carro fraco desses q a Mclaren fez, fica facil eles pegarem o novato de bodi espiatorio e todo mundo vir agora esculachar com o cara !!!

    Responder
    • Eu era um dos que achava que o Pérez era muito bom, escrevi isso aqui no blog na época, inclusive. A impressão que tenho agora é que ele não é muito bom. Não dá para saber se é uma desgraça porque o carro da McLaren não era bom, e pode ter sido uma falha da equipe extrair o melhor dele, mas ele caiu no conceito, caiu.

      Responder
  2. Acho que Perez é um bom piloto porém suas atitudes arrogantes e egoístas fizeram que ele caísse o conceito entre ele e a equipe, A Mclaren também foi uma decepção com carro bem mediano disputando o 10º lugar como se fosse uma vitoria. Perez ainda não possui uma qualidade como a do Fernando Alonso que é tirar leite de pedra com o carro, ainda acredito tenha o fator que Magnussen pode ser considerado um xodó da equipe e deve ter a simpatias de muitos dentro da equipe.

    Responder
  3. bom , pra mim peres é um ótimo piloto. Eu me lembro quando ele pilotava o carro da sauber ele era ótimo nas ultrapassagens, e bem arrojado ,a sauber era um carro muito bom e muito rapido também, melhor que a propria maclaren. A maclarem ta muito fraquinha , alguem se lembra se alguem ja ficou em primeiro lugar nessa temporada? Bom , peres é um ótimo piloto , arrojado , rapido mais o que adianta se a escuderia da maclaren e ruim. O cara tambem não faz milagre né. Os contrutores não der um carro bom pra ele como é obvio que elevai continuar assim. Mais ele continua fazendo ultrapassagem incrives. Piloto bom + maclaren bom= otimo. primeiro lugar…

    Responder
  4. Poxa Coutinho, vou ter que concordar com o paulo.
    Esse texto não acrescenta nada q alguém q acompanha o Grande Prêmio não saiba.
    Pelo título achei q vc ia mostrar os motivos da recusa da Ferrari em contrata-lo. Mas foi mais do mesmo.
    Mais sorte com o próximo.

    Responder
  5. o carro da McLaren deste ano é uma bela de uma porcaria, e a equipe resolveu achar um “culpado” para fugir da responsabilidade do fracasso. Porém, o mexicano deu motivos, no início do ano, ao causar stress com o Jenson, ao que não foi superado.

    Responder
  6. O carro é uma porcaria mas o piloto também é ruim…. Está comprovado o Button que nunca foi uma unanimidade nas pistas ta mandando uma surra no Pérez… E a McLaren sabe e principalmente a HONDA sabe que estão em apuros com os seus pilotos… A posta da McLaren e também dá Honda é o Magnussen que dizem as línguas parece ser uma das promessas do tipo Hamilton e Vettel.. ENFIM tomara que estejam certos…

    Responder

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s