ALONSO, TRIVICE

SÃO PAULO | O quinto lugar no GP dos Estados Unidos garantiu a Fernando Alonso o terceiro vice-campeonato da F1 em quatro anos. Exceção feita a 2011, o espanhol foi o segundo colocado nos títulos de Sebastian Vettel em 2010, 2012 e 2013. Claro que não é nenhum demérito ser vice-campeão, mas é algo que pode incomodar, ainda mais para alguém como ele. Obviamente que ele não gosta de ser “o primeiro dos mortais”, como definiu. E o asturiano foi para a Ferrari achando que ia engordar sua lista de títulos, o que ainda não aconteceu.

Alonso brigou pelo título da F1 em sete temporadas: 2005, 2006, 2007, 2010, 2011, 2012 e 2013. Foi campeão nos dois primeiros anos, terceiro em 2007, quarto em 2011 — e vice nos anos já mencionados.

AUSTIN (TEXAS) 17/11/2013  © FOTO STUDIO COLOMBO X FERRARINa história da F1, apenas cinco pilotos foram vice-campeões três vezes. Eis a lista:

  1. Stirling Moss – 1955, 1956, 1957, 1958
  2. Alain Prost – 1983, 1984, 1988, 1990
  3. Graham Hill – 1963, 1964, 1965
  4. Nigel Mansell – 1986, 1987, 1991
  5. Fernando Alonso – 2010, 2012, 2013

Algumas considerações:

  • Apenas Stirling Moss nunca foi campeão;
  • Nenhum tem mais títulos que vices;
  • Só Alonso e Hill foram trivices depois de serem campeões pela primeira vez;
  • Mansell foi vice três vezes antes de ser campeão;
  • Alonso e Moss são os que perderam três vezes para o mesmo piloto (Vettel e Fangio);

Esse último item é o mais representativo da razão que deve frustrar Alonso ao ponto de ele ter pedido uma Red Bull de aniversário, lá no GP da Hungria. Alonso e Moss foram vice-campeões em uma época em que a F1 era dominada por um piloto. Chegar em segundo faz pensar: “Era para Alonso ser tri ou tetra, não fosse o Vettel”. Assim como foi com David Coulthard, Juan Pablo Montoya, Kimi Räikkönen ou principalmente Rubens Barrichello na época em que só deu Michael Schumacher na F1.

Porém, ao se fazer comentários desse tipo, não se pode desmerecer quem está ganhando. Fangio, Schumacher e Vettel merecem todos os louros pelo o que fizeram nos anos em que foram campeões. E, como eu mesmo já disse por aqui em outras ocasiões, considero Vettel mais piloto que Alonso. Em outras palavras, acho que se os dois tivessem o mesmo carro desde 2010, ambos seriam tricampeões. Mas aí é palpite, opinião pessoal, chute, e cada um que pense do jeito que preferir.

Anúncios

3 comentários sobre “ALONSO, TRIVICE

  1. É interessante ressaltar as consequências do time de Maranello favorecer um piloto só. Michael Schumacher foi campeão 5 vezes consecutivas com o time, entanto poucos lembram que antes disso ele deixou o título escapar 4 temporadas seguidas na Ferrari, seja por limitação do carro, pela tentativa de repetir 94 que saiu pela culatra ou por ter se espatifado num acidente com o carro que poderia ter dado começo ao seu reinado (e quando viu que precisava de um 2º piloto melhor). De qualquer jeito, favorecer Alonso foi um grande erro para a Ferrari basta ver o aproveitamento da era Alonso com o aproveitamento da era Raikkonen/Felipe. Em quatro temporadas de Alonso com Massa de figurante a equipe levou três vices de pilotos e passou longe de título de construtores. Em duas temporadas completas da dupla Kimi/Felipe foram um título e um vice de pilotos e dois de construtores (obviamente que o carro de 2009 da Ferrari era ruim e mesmo com Massa e Raikkonen até o final da temporada não daria pra repetir os resultados de 2007 e 2008 mesmo assim era um carro capaz de vencer corridas e beliscar pódios na segunda metade da temporada e o desempenho teria sido melhor com o Felipe e se o Raikkonen estivesse tão desmotivado). Ao canalizar os esforços em torno de um só piloto, ainda mais quando se tem dois pilotos de estilos diferentes, um agressivo e o outro conservador é como se um ficasse mais à vontade dirigindo um Corolla num asfalto macio e o outro dirigindo um Land Rover numa estrada esburacada. A equipe tem o dever de usar um denominador comum, se não o fizer um dos dois sairá prejudicado. O problema é que quando isso dá certo e a equipe faz o melhor carro do grid podem haver domínios como o do Schummi, mas quando o carro fica abaixo das expectativas o 1º piloto vai ter dificuldade de conquistar o título e a equipe ainda vai sair perdendo no mundial de construtores.

    Responder

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s