MATA-MATA NA NASCAR

SÃO PAULO | A Nascar anda estudando formas de mudar o formato do Chase, e uma novidade que está sendo estudada é a introdução de uma espécie de ‘mata-mata’, adequado para os padrões do automobilismo.

O jornal ‘Charlotte Observer’ publicou o seguinte:

O número de participantes do Chase vai subir de 12 para 16. Novamente, esses pilotos disputarão o título em dez corridas. A diferença é que, a cada três corridas, os quatro piores serão eliminados. Ou seja: na terceira, na sexta e na nona etapas do Chase, os quatro que tiverem a menor pontuação estarão fora da briga.

Após a nona etapa, os quatro que sobrarem terão a pontuação igualada: quem chegar na frente na final será campeão.

A forma como os participantes do Chase serão definidos também pode mudar, passando a se basear nas vitórias. Caso menos de 16 pilotos vençam na temporada regular — 26 primeiras corridas –, aí sim a pontuação será considerada. Em 2013, 13 pilotos ganharam provas na temporada regular.

Pessoalmente, não sou grande fã de campeonatos que não sigam o formato dos pontos corridos. Penso que, no automobilismo, tudo o que se faz ao longo do ano deve ser premiado igualmente. Por isso sou contra a pontuação dobrada na última etapa da F1.

Mas a Nascar é diferente, e só por isso acho justo o formato de playoff que existe hoje: 36 corridas são disputadas. Só o Chase da Nascar já tem o mesmo número de etapas que o DTM, por exemplo. Talvez seja isso que me deixa inclinado a achar interessante essa proposta. Vai ficar divertido e, apesar de um azar poder custar caro no momento decisivo, o campeão certamente terá muitos méritos por conseguir levar a melhor no final de uma temporada de 36 provas.

Vamos ver se esse negócio se confirma.

Anúncios

Um comentário sobre “MATA-MATA NA NASCAR

Comente este post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s