O fim da Top Series

Na tarde de ontem, um comunicado oficial anunciou o encerramento das atividades da Top Series, o velho novo Campeonato Brasileiro de Endurance, organizado pela Auto+. Já havia alertado sobre isso aqui no blog há algum tempo atrás, no dia 20 de setembro.

Nem mesmo na etapa final chegaram. Após a etapa de Londrina, que teve apenas 13 inscritos, Xandy e Xandinho Negrão foram declarados campeões. O motivo da extinção, aliás, é justamente o baixo número de inscritos.

Quando vi a etapa do Anhembi, preliminar da Indy, até achei que poderia emplacar, apesar da corrida ter duração de apenas duas horas, e não três – já começou errado. Mas, dali em diante, a coisa não foi mais.

É preciso reconhecer que a tarefa de se organizar um campeonato do zero em pouco tempo não era fácil. “Criamos um evento caprichado na parte promocional, bem estruturado, organizado, com público e espaço em televisão aberta, mas, infelizmente, esses esforços não foram suficientes para atrair mais pilotos”, disse Marcello Sant’Anna, o presidente da Auto+. Tiraram o campeonato do papel como um produto razoável, o que não era fácil. O problema é continuar bancando o campeonato.

TV aberta não teve na etapa de Londrina. Vão passar os melhores momentos em um compacto no próximo fim de semana. É porque a transmissão custaria muito mais do que a Auto+ estava disposta a bancar, já sabendo que o fim estava próximo. Ou seja, antes mesmo de acabar, já estavam tirando o corpo. Isso não pega bem para a imagem do campeonato e da organização.

O fim da Top Series é de se lamentar porque mais uma tentativa de se levantar o endurance no Brasil deu errado. A dúvida é se dessa vez foi feito tudo certo. Fica a impressão de que tudo foi feito às pressas, para concorrer com a SRO, e não como um projeto de longo prazo.  Enquanto isso, o Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, que era promovido pela Auto+ em parceria com a SRO, segue com grids cheios e competitivos e boas corridas. Falta um patrocinador máster, mas sem turbulências antes do início da próxima temporada, é provável que deem um jeito nisso.

Comente este post