A luta por um novo kartódromo continua na Bahia

Enquanto no Rio de Janeiro a briga é por um novo autódromo, na Bahia segue a luta por um novo kartódromo. O atual, localizado na cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, será desativado em breve para dar lugar a um centro de treinamento da Confederação Brasileira de Judô.

O Kartódromo Ayrton Senna tem data para fechar, como publicou o Ricardo Belussi lá no Allkart.net. Só que com uma condição, de acordo com Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB): “Se a câmara dos vereadores aprovar a doação do nosso terreno para uma nova pista. Se até o dia 30 de outubro a câmara não aprovar, a gente não sai do kartódromo enquanto não tivermos um novo lugar para ir. É um acordo que temos com a prefeita, não estamos brigando”. A entrevista completa com a dirigente está nesse link aí de cima.

À beira-mar: Kartódromo Ayrton Senna fica na Praia de Ipitanga (Foto: Uol)

As obras deveriam ter começado entre junho e julho, como foi anunciado no fim do ano passado, no lançamento do kartódromo. O prazo de vida útil do kartódromo foi prorrogado. A propósito, nesta ocasião do lançamento do Campeonato Mundial por equipes de judô e o Campeonato Mundial Master (para atletas com mais de 35 anos), que acontecem entre outubro e novembro deste ano em Salvador, o circuito já foi tratado pela Secretaria de Esportes, Trabalho, Renda e Esporte (SETRE) da Bahia como “antigo kartódromo“, como se nem existisse mais.

A área desejada para o novo kartódromo é próxima ao atual e a cinco quilômetros do aeroporto – uma boa localização. A ideia é ter a nova pista até março do ano que vem – isso parece um tanto otimista.

Esta não é a primeira mudança pela qual os kartistas baianos passam. No início dos anos 1990, havia um circuito no Stiep, no centro de Salvador, que também foi desativado. Construiu-se, então, esta pista em Lauro de Freitas, que já recebeu diversas competições nacionais – a última delas foi a Copa Brasil de 2009. A Bahia tem um outro kartódromo, em Vitória da Conquista, mas que não possui uma estrutura capaz de abrigar competições nacionais.

Para encerrar, retomo uma informação do primeiro parágrafo. O kartódromo vai dar lugar a um centro de treinamento de judô.  Pergunta: precisavam mesmo escolher o terreno do kartódromo para construir esse centro de treinamento ou não havia nenhum outro disponível? Vai entender.

Comente este post